Agência Panafricana de Notícias

Ilha cabo-verdiana da Boa Vista volta a ter caso de covid-19

Praia, Cabo Verde (PANA) –   A ilha cabo-verdiana da Boa Vista, que registou o primeiro caso da covid-19, no arquipélago, a 19 de março passado, voltou a ter um caso positivo de coronavírus, depois de cerca de 40 dias sem exame positivo, apurou a PANA de fonte oficial.

O novo caso da Boa Vista foi detetado numa pessoa chegada da vizinha ilha do Sal, precisa um comunicado do Ministério cabo-verdiano da Saúde e Segurança Social (MSSS) divulgado domingo.

No balanco diário da evolução da pandemia, o MSSS indica que o arquipélago registou mais 11 casos positivos da covid-19, no concelho da Praia, o que eleva para 554 o total de infeções confirmadas, no país.

Foram analisadas 133 amostras, com 12 resultados positivos e 121 negativos, sendo 94 na Praia (29 de doentes em seguimento), Tarrafal de Santiago (dois), São Vicente (15) e Boa Vista (01).

O Ministério adianta ainda que, neste momento, estão pendentes cinco outras amostras.

O Laboratório de Virologia efetuou ainda quatro exames de controlo de doentes em seguimento cujos resultados se mantiveram positivos, sendo um do concelho da Praia e outro de Santa Cruz.

Neste momento, do total de casos contabilizados (554), Praia acumula 461, Santa Cruz 12, São Domingos 04, Tarrafal 04, Santa Catarina de Santiago 01, Boa Vista 57, São Vicente 09 e Sal 08.

Cabo Verde registou cinco mortes, dois infetados estrangeiros que regressaram aos seus países, 240 pessoas jecuperadas da doença e 310 casos ainda ativos.

Os doentes com infeção ainda ativa encontram-se em isolamento e com evolução positiva, segundo ainda o MSSS. 

“Informamos que no concelho da Praia continuam a ser realizados testes rápidos gratuitos para a detecção de anticorpos, em diversos bairros”, lê-se ainda no comunicado.

 -0- PANA CS/IZ 08junho2020