Agência Panafricana de Notícias

Igreja Católica suspende todas as celebrações e atividades públicas em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Igreja Católica de Cabo Verde suspendeu quarta-feira todas as celebrações e atividades públicas de grande ajuntamento de pessoas, como missa, catequese, conferências e reuniões, apurou a PANA de fonte segura.

Através das suas duas dioceses, designadamente a de Santiago e do Mindelo, a igreja explica que a decisão se segue ao anúncio pele Governo dum conjunto de restrições para atividades públicas com aglomerados de pessoas, como medidas preventivas contra o coronavírus (Covid-19).

Entretanto, a Igreja assegura que haverá todos os dias missas com um número mínimo de pessoas, que serão transmitidas pelos meios de comunicação social.

Aos domingos, vai continuar a haver missas  transmitidas pela Televisão de Cabo Verde (TCV), e a Rádio Nova (propriedade da Igreja Catolica) transmitirá todos os dias as missas às 18 horas, e, aos domingos, às 10 horas e 30 minutos.

As dioceses informam ainda que os padres estarão disponíveis para atender em confissões, respeitando determinadas regras, nomeadamente a distância.

Porém, ficam suspensas as confissões comunitárias, ao passo que funerais serão ministrados apenas com a presença limitada de familiares próximos.

No encontro realizado no Palácio do Governo, na cidade da Praia, com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva e com organizações da sociedade civil cabo-verdiana, representantes de igrejas no país pediram união, serenidade, bem como sabedoria para se evitar a pressão do medo, conforme afirmou o superintendente-geral da Igreja do Nazareno, David Araújo.

Salientando a importância da passagem de informação correta, David Araújo indicou que a congregação religiosa que dirige já reduziu algumas atividades, mantendo apenas cultos, porque, frisou, Cabo Verde ainda não registou nenhum caso positivo de Covid-19.

Mais de 85 por cento da população de Cabo Verde é nominalmente Católica Romana, de acordo com uma pesquisa informal feita pelas igrejas locais.

A maior denominação protestante é a Igreja do Nazareno, ao passo que outros grupos incluem Adventista do Sétimo Dia, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), as Assembleias de Deus, a Igreja Universal do Reino de Deus e vários outros grupos evangélicos e pentecostais.

Existem pequenas comunidades Bahá'í e uma pequena mas crescente comunidade muçulmana, bem como grupos missionários que operam no país, como, por exemplo, as Testemunhas de Jeová.

O número de ateus estima-se em menos de um por cento da população.

A Constituição de Cabo Verde prevê a liberdade de religião, e o Governo geralmente respeita este direito na prática.

-0- PANA CS/DD 19março2020