Agência Panafricana de Notícias

África perspetiva criar quadro africano para vítimas de atos terroristas

Túnis, Tunísia (PANA) - O diretor do Centro Africano de Estudos e Pesquisa sobre Terrorismo, Francisco Madeira, anunciou em Argel, a capital da Argélia, a criação dum quadro legal africano destinado a proteger os direitos das vítimas de atos terroristas no continente com a contribuição dos países-membros da União Africana (UA).

"Vamos instar os representantes dos 54 países-membros da UA a criar associações nacionais de defesa das vítimas de atos terroristas em cada país", afirmou o diplomata moçambicano terça-feira durante uma conferência realizada no termo do simpósio sobre vítimas de atos terroristas em África organizado em Argel (Argélia).

Segundo ele, os países-membros devem instaurar associações regionais para a criação dum quadro continental para registar as queixas e satisfazer as necessidades das vítimas do terrorismo.

Estas associações vão agir, em nome das vítimas, junto dos chefes de Estado dos países da UA, explicou Francisco Madeira, notando que, pela primeira vez, a União Africana atribui importância especial às vítimas do terrorismo organizando este simpósio.

O diretor do Centro Africano de Estudos e Pesquisa sobre Terrorismo lembrou que a UA tratava mais da luta contra o terrorismo e não das vítimas de atos terroristas.

O simpósio, iniciado segunda-feira última em Argel sob a égide da União Africana, contou com a participação de peritos em questões sociais e representantes de organizações da sociedade civil do continente.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/TON 29out2014