Agência Panafricana de Notícias

África do Sul prorroga desdobramento de suas tropas na região da SADC

 

Cidade Cabo, África do Sul (PANA) - O desdobramento da Força de Defesa Naciinal Sul-Africana (SANDF, sigla em inglês) na regiāo da Comunidade de Desenvolvimento da África Asutral (SADC, sigla em inglês) prossegue, declarou o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.

Numa declaração sexta-feira última no Parlamento sul-africano, Ramaphosa afirmou que esta resolução se inscreve no quadro das obrigações internacionais que o país assumiu perante a organização subregional.

A prorrogação do desdobramento de 1.495 elementos da SANDF diz respeito às missões em Moçambique e na República Democrática do Congo (RDC), e à Estratégia de Segurança Marítima da SADC (SADC MSS, sigla em inglês), deu a conhecer o estadista sul-africano.

De 16 de abril corrente a 2 1 de dezembro próximo, estes elementos contribuirão para a luta contra atos fé teŕorismo e extremistas violentos que grassam nas regiões do norte de Moçambique, segundo o Presidente sul-africano.

Batizada Vilela e avaliada em cerca de 52.000.000 dólares americanos, a operação é extensiva à RDC, precisamente no leste, sob a tutela da Missão da Organização das Nações Unidas para Estabilização no referido país (MONUSCO, sigla em francês).

A mobilização finalmente de 200 membros da SANDF visa cumprir uma obrigação internacional no quadro da SADC MSS, com o fito de participar na luta contra ameaças da pirataria e noutras atividades maritimas ilegais ao longo da costa sul-africana do Oceano Índico.

-0- PANA CU/MA/MTA/IS/SOC/DD 26abril2024