Agência Panafricana de Notícias

África do Sul eleita membro não permanente do Conselho de Segurança

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- A África do Sul foi eleita em Nova Iorque com 182 votos membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para um mandato de dois anos a partir de janeiro de 2011.
A eleição da África do Sul decorreu durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas organizada terça-feira para eleger cinco novos representantes não permanentes do Conselho de Segurança.
Os cinco novos membros vão substituir os membros cessantes que são a Áustria, o Japão, o México, a Turquia e o Uganda, que deverão deixar os seus assentos no final deste ano.
Os outros membros eleitos são a Índia, que obteve 187 votos para o grupo asiático, e a Colômbia, com 186 votos para a América Latina e as Caraíbas.
Os dois assentos da Europa Ocidental e dos outros grupos foram ganhos pela Alemanha, com 128 votos, e por Portugal, com 150 votos.
O Conselho de Segurança, o órgão mais poderoso das Nações Unidas, é composto por cinco membros permanentes que dispõem de direito de veto (China, Grã Bretanha, França, Rússia e Estados Unidos) e de 10 membros não permanentes eleitos pela Assembleia Geral para um mandato de dois anos.
Para obter um assento não permanente, o país candidato deve totalizar dois terços do sufrágio da Assembleia Geral, ou seja perto de 128 votos.