Agência Panafricana de Notícias

África do Sul apoia Robert Mugabe contra União Europeia

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A África do Sul exprimiu o seu apoio ao Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, que decidiu boicotar a Cimeira África-União Europeia (UE), prevista para 2 e 3 de abril em Bruxelas (Bélgica), por falta de visto para a sua esposa.

A UE recusou-se a conceder visto à Grace Mugabe, que devia acompanhar Robert Mugabe na cimeira que vai reunir 65 chefes de Estado e de Governo em Bruxelas.

O chefe da delegação da UE no Zimbabwe, Aldo Dell'Ariccia, defendeu esta decisão na semana passada, afirmando que as esposas não tinham papel a desempenhar durante a reunião.

O secretário dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe, Joey Bimha, publicou no fim de semana um comunicado afirmando que Mugabe, que está proibido de viajar para os Estados-membros da UE, estará ausente da cimeira e nenhuma delegação zimbabweana será enviada para a capital belga.

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, que faz campanha na Cidade de Cabo para o Congresso Nacional Africano em prelúdio às eleições de maio, declarou que estará ausente da Cimeira, mas que o seu país será representado a nível ministerial.

Em entrevista à televisão estatal, Jacob Zuma criticou a União Europeia. "Penso que o tempo em que somos vistos como súditos deve ser ultrapassado e não devem dizer-nos quem deve vir e quem não deve vir", considerou.

"Pensava que a UA (União Africana) e a UE eram organizações iguais representando dois continentes e que nenhuma delas devia decidir em vez da outra", acrescentou o Presidente sul-africano.

-0- PANA CU/VAO/AKA/JSG/MAR/TON 31março2014