Agência Panafricana de Notícias

África chamada fazer mais sinergia no tocante a questões de desevolvimento

Saly- Senegal (PANA) -- O representante do Escritório Sub-Regional do Fundo das Nações para a População (FNUAP), Faustino Yao, apelou segunda-feira em Saly, a 80 quilómetros de Dakar, a capital senegalesa, aos Governos africanos para fazerem mais sinergia em matéria de população e desenvolvimento.
"Os países africanos fizeram muito progresso em matéria de populações e desenvolvimento nestes últimos anos mas os esforços estão ainda por envidar no tocante à implementação dos programas", declarou Yao durante uma reunião regional de peritos sobre a validação dos instrumentos e abordagens de integração das questões de população nos quadros de desenvolvimento regionais e nacionais.
O representante do Escritório Sub-Regional do FNUAP indicou nessa ocasião ser determinante e conveniente abordar os problemas de desenvolvimento de maneira clara e propor soluções de maneira pragmática.
Ele sublinhou que a dinâmica do desenvolvimento se coloca na parte norte do continente africano mas frisou que esforços estão ainda por envidar na parte subsariana que está em atraso em matéria de mortalidade materna e neonatal.
O atelié de Saly tem por objetivo reforçar a colaboração das universidades, das instituições de formação, dos planificadores e dos peritos para a promoção da integração das questões de população nos quadros nacionais de desenvolvimento, bem como estratégias de redução da pobreza.