Agência Panafricana de Notícias

África chamada a optar por outras estratégias de desenvolvimento

Dakar- Senegal (PANA) -- O director para África do Fundo das Nações Undias para a População (FNUAP), Bunmi Makinwa, estimou sexta-feira à noite em Dakar que os Governos africanos devem encontrar estratégias eficazes para o desenvolvimento do continente.
"Precisamos de políticas que visem directamente as populações mais pobrees, senão será muito difícil reduzir o número de pobres em África", indicou Makinwa durante uma entrevista à PANA.
Na sua opinião, os dirigentes do continente devem concentra-se nos sectores onde há realmente problemas e estudar possibilidades e estratégias a longo prazo para ajudar os seus cidadãos a sairem do sub-desenvolvimento.
"Antes de pedir ajuda às instituções internacionais, é preciso que os responsáveis do continente tentem organizar-se e elaborar planos de desenvolvimento apropriados às realidades das populações mais pobres", disse Makinwa, estimando que a situação actual da pobreza "muito grave" em vários países.
Segundo ele, cada país africano deve em primeiro lugar envidar esforços para sair da pobreza e do sub-desenvolvimento e criar condições para melhorar o nível de conhecimento das populações para a mudança.
"Quanto mais se avança mais a situação social se torna crítica, e compete por conseguinte aos dirigentes encontrar melhores soluções a fim de tirar o continente da pobreza", sublinhou o director para África do FNUAP.