Agência Panafricana de Notícias

África Oriental proíbe exportação de peles cruas

Kigali, Rwanda (PANA) – Os dirigentes da África Oriental recomendaram o controlo nas exportações de couro e de peles cruas no seio da Comunidade da África Oriental (EAC) para promover a indústria do couro e das fábricas “verticalmente” integaradas na região.

Esta recomendação foi feita durante o encerramento da 17ª cimeira ordinária dos chefes de Estado quarta-feira em Arusha, na Tanzânia.

Segundo um comunicado assinado pelo presidente em exercício da EAC e Presidente tanzaniano, John Pombe Magufuli, é preciso que todas as roupas e sapatos de ocasião importados estejam conformes às exigências sanitárias dos Estados parceiros.

Além disso, a cimeira dos chefes de Estado exortou os Estados parceiros a fazer as suas próprias exigências de qualidade relativas aos produtos téxteis e aos sapatos numa região competitiva em termos de capacidades de produção e de qualidade, com o objetivo de reduzir progressivamente a importação de roupas e de sapatos de ocasião num prazo de três anos.

A cimeira da EAC anotou igualmente os progressos feitos em matéria de promoção das indústrias do algodão, do téxtil, do vestuário e do couro na região, sublinhou o comunicado.

-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/IZ 05março2016