Agência Panafricana de Notícias

Zuma dedica vitória eleitoral a Mandela na África do Sul

Pretória, África do Sul (PANA) - O presidente do Congresso Nacional Africano (ANC) e chefe de Estado sul-africano, Jacob Zuma, dedicou a vitória eleitoral do seu partido à memória de Nelson Mandela, primeiro Presidente democraticamente eleito do país.

O ANC, partido no poder, obteve 62,1 porcento dos votos, enquanto a oposição oficial da Aliança Democrática (AD) teve 22,2 porcento dos sufrágios, resultados confirmados sábado à noite pela Comissão Eleitoral Independente (IEC, sigla em inglês).

O terceiro lugar, com 6,3 porcento dos votos, coube ao recém formado partido de extrema esquerda dos Combatentes da Liberdade Económica (EFF), criado pelo antigo líder juvenil do ANC, Julius Malema, depois da sua ruptura com esta formação política e com o seu dirigente Jacob Zuma.

"Dedicamos a nossa vitória a Madiba e prometemos prosseguir o seu legado. Esta vitória eleitoral reconfirmou o nível de implantação do ANC nos corações e nos espíritos da maioria dos Sul-africanos. Permitam-me exprimir a nossa profunda gratidão aos mais de 11 milhões de eleitores que votaram no ANC", declarou o Presidente Zuma.

A calma voltou a Alexandra, um bairro de Joanesburgo que foi abalado sexta-feira por violentas manifestações ligadas às eleições, e onde a Polícia deteve 59 pessoas que vão comparecer segunda-feira em tribunal.

-0- PANA CU/SEG/ASA/BEH/MAR/IZ 11maio 2014