Agência Panafricana de Notícias

Zuma apresenta pêsames à Tailândia

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, apresentou as suas condolências ao Governo e ao povo da Tailândia após a perda trágica de vidas, a deslocação de milhares de pessoas e a destruição em grande escala de bens provocados pelas chuvas torrenciais de monção, pelas inundações e pelo deslizamento de terra.

Vinte e oito das sessenta e sete províncias foram afetadas pelas chuvas devastadoras de monção desde o mês de julho e a capital, Bangkok, está doravante ameaçada.

« Nestes momentos de dor e de sofrimento, em particular para os que perderam entres caros, sejam assegurados de que o Governo e o povo da África do Sul partilham a vossa aflição. Sabemos que a resistência do povo tailandês, que lhe permitiu atravessar momentos muito difíceis pelo passado, vai ajudá-lo igualmente a ultrapassar esta prova », declarou Zuma num comunicado.

A África do Sul e a Tailândia têm relações comerciais sólidas.

As principais exportações da África do Sul para a Tailândia são aço inoxidável, alumínio, ferro laminado, polpa de madeira, produtos químicos, frutos frescos e ligas metálicas.

Os principais produtos tailandeses de exportação para a África do Sul são peças de sobressalentes de automóveis, arroz, computadores, automóveis, peixe de conserva, máquinas de lavar e refrigeradores.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/MAR 13out2011