Agência Panafricana de Notícias

Zimbabweanos nas urnas para eleger novo Presidente

Harare, Zimbabwe (PANA) - Os cerca de 6,4 milhões de eleitores zimbabweanos registados inciaram esta quarta-feira a votação para escolher um novo Presidente da República entre o veterano Robert Mugabe, o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai e três outros candidatos.

Neste escrutínio, os Zimbabweanos vão também eleger os seus representantes no Parlamento, numa altura em que o Presidente cessante e o seu primeiro-ministro são apontantos como os principais concorrentes à magistratura suprema.

Nas suas declarações feitas à imprensa pouco antes e depois do início da votação, os dois candidatos mostraram-se todos confiantes na vitória, mas Mugabe já prometeu entregar o poder ao vencedor final em caso de derrota pessoal.

Ele disse, numa conferência de imprensa em Harare, ser normal perder, quando se participa numa competição, pois, argumentou, nesta existe apenas dois resultados, que são a vitória ou a derrota.

"É normal, quando se entra numa competição, onde só existem dois resultados: ganhar ou perder. Não se pode obter os dois ao mesmo tempo, ou se ganha ou se perde. Quem perder deve render-se aos que ganharem", sentenciou Mugabe.

-0- PANA IZ 31julho2013