Agência Panafricana de Notícias

Zimbabwe recupera diamantes apreendidos nos Emiratos Árabes Unidos

Harare, Zimbabwe (PANA) – Os Emirados Árabes Unidos decidiram restituir ao Zimbabwe diamantes destinados à Índia e apreendidos devido às sanções contra este país da África Austral, noticiou a imprensa local.

O jornal « The Herald », citando fontes emiratas, indica que a restituição se segue à decisão tomada na semana passada pelo Processo de Kimberley, o regime de certificação internacional dos diamantes brutos, de levantar a proibição de venda dos diamantes zimbabweanos.

Esta proibição tinha sido imposta há vários anos alegando que os diamantes do Zimbabwe eram « diamantes de sangue ».

Segundo o jornal, os diamantes com destino à Índia tinham sido apreendidos em novembro do ano passado e colocados em entrepostos nos Emirados Árabes Unidos.

A Bélgica confiscou igualmente um carregamento de diamantes zimbabweanos no ano passado pelas mesmas razões.

Um alto responsável do setor mineiro zimbabweano instou na semana passada todos os países que confiscaram diamantes do Zimbabwe a restituí-los agora que este país da África Austral tem o aval para vender as suas pedras preciosas.

Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e as outras potências ocidentais opuseram-se ao levantamento desta proibição, alegando que o Zimbabwe se serve das receitas provenientes da venda dos seus diamantes para violar a democracia e os direitos humanos.

-0- PANA RS/SEG/FJG/JSG/FK/TON 04julho2011