Agência Panafricana de Notícias

Zimbabwe espera crescimento económico acima da previsão de 4,1% em 2018

Harare, Zimbabwe (PANA) - A economia do Zimbabwe deverá ultrapassar o objetivo de crescimento de 4,1 porcento, este ano, graças à provável subida da produção mineira e das receitas daí resultantes, vaticinou o ministro zimbabweano das Finanças e Desenvolvimento Económico, Patrick Chinamasa.

Chinamasa indicou que a nova ordem política e económica do país enviou sinais positivos à economia que, segundo ele, deverá ser reforçada pela viabilidade do setor dos negócios.

"Uma mudança de mentalidade orientada para uma transformação do país vai contribuir para a supressão das distorsões existentes no mercado", acrescentou.

O crescimento da economia do Zimbabwe é garantido pela agricultura, pelas minas e pelo turismo, entre outros setores, com a atração para a platina, o cromo, o ferro e o aço da região asiática que deverá aumentar as exportações mineiras.

Enquanto isso, a Bolsa do Zimbabwe encerrou esta semana com ganhos ligeiros num contexto de nova perceção dos investidores que prevalece em várias sociedades cotadas.

O índice bolsita encerrou a primeira semana de 2018 com um ganho de 97,59 pontos para atingir 0,07 porcento, ao passo que o índice industrial aumentou igualmente 0,08 porcento para encerrar em 325,23 pontos, e o mineiro se manteve inalterado em 142,40 pontos.

-0- PANA AR/ASA/JSG/MAR/IZ 6jan2018