Agência Panafricana de Notícias

Zimbabwe concede quarta licença de telefonia móvel

Harare, Zimbabue (PANA) – O Zimbabwe concedeu uma licença de exploração a uma quarta empresa de telefonia móvel, anunciou terça-feira a Autoridade de Regulação dos Correios e Telecomunicações (POTRAZ).

Trata-se da empresa nacional de telecomunicações Tel-One, à qual foi atribuída uma licença para o início de serviços de telefonia móvel.

O diretor da POTRAZ, Alfred Marisa, declarou que a agência espera que a Tel-One lance brevemente a sua rede em todo o território nacional e contribua para o reforço da teledensidade no país.

A Tel-One vai tornar-se na segunda operadora de telefonia móvel nacional após a Net-One, a mais antiga do país, enquanto as duas outras são privadas.

O Governo tentou concluir um acordo com a operadora continental MTN para se associar com a Net-One, que está confrontada com problemas de tesouraria, a fim de permitir a esta última alargar os seus serviços em todo o território nacional, mas a tentativa fracassou devido a problemas de fixação dos preços e de controlos regulamentares.

-0- PANA RS/SEG/FJG/JSG/FK/TON 15março2011