Agência Panafricana de Notícias

Zimbabue prevê crescimento de 44 porcento do setor mineiro

Harare, Zimbabue (PANA) – O Banco Central do Zimbabue prevê este ano um crescimento de 44 porcento do setor mineiro, sob o impulso da produção de ouro e de platina, anunciou quinta-feira o governador do Banco Central, Gideon Gono.

Numa entrevista à imprensa, Gono indicou que a produção aurífera deverá atingir 13 toneladas este ano, contra oito toneladas do ano passado, graças à subida dos preços do metal precioso e à reabertura de minas encerradas devido à instabilidade política e económica no país, há alguns anos.

A estabilização dos preços, a reabertura e a recapitalização das minas existentes, favorecidas pela estabilidade do clima macroeconómico, explicam o forte aumento da produção aurífera, segundo Gono.

A produção de platina deverá igualmente aumentar sensivelmente após o início da exploração duma nova mina de 450 milhões de dólares americanos em janeiro último no centro do Zimbabue.

Segundo Gono, a produção de cromo e de diamante deverá igualmente aumentar este ano.

À semelhança de outros setores da economia, a indústria mineira do Zimbabue estava interrompida nestes últimos anos, quando reinava uma instabilidade económica e política que só terminou com a formação em 2009 dum Governo deCcoligação que inclui a oposição.

-0- PANA RS/SEG/FJG/JSG/FK/DD 03fev2011