Agência Panafricana de Notícias

Zimbabue aumenta custos de exploração mineira

Harare, Zimbabue (PANA) – O Governo zimbabueano procedeu quarta-feira a uma alta sensível dos custos da exploração mineira para permitir só a investidores sérios introduzirem pedidos de licença.

Esta alta se faz em função do minério explorado, no entanto o diamante registou a mais forte alta, de 50 mil a 1 milhão de dólares americanos, com efeito imediato.

O carvão, menos afetado, passa de 20 mil a 100 mil dólares.

O ministério das Minas informou que o aumento dos custos da exploração mineira visa afastar especuladores que têm o costume de procurar minérios e conservar concessões sem as desenvolver.

Mais tarde, prossegue o ministério, eles vendem as concessões a investidores sérios a preços exorbitantes.

"Temos atualmente diversas firmas mineiras que se contentam de conservar as concessões. Isto não ajuda a economia. Queremos que a exploração mineira desenvolva o nosso país", precisou.

O Zimbabue, que possui vastas reservas de minérios, nomeadamente algumas dos maiores jazigos de diamantes e de platina do mundo, interessa várias companhias mineiras para investir nesta área.

No entanto, estas companhias esbarram contra uma condição controversa imposta pelo Governo e segundo a qual o Estado deve ter ações maioritárias em todas as sociedades mineiras.

-0- PANA RS/SEG/NFB/JSG/IBA/CJB/DD 09fev2011