Agência Panafricana de Notícias

Zâmbia declara luto nacional de 21 dias pela morte de Kaunda

Lusaka, Zâmbia (PANA) - O Presidente da Zâmbia, Edgar Lungu, declarou luto nacional de 21 dias em homenagem ao primeiro Presidente do país, Kenneth Kaunda, falecido quinta-feira.

O secretário do Conselho de Ministros, Simon Miti, anunciou na televisão nacional Zambia National Broadcasting Corporation (ZNBC) que todas as atividades de entretenimento estão suspensas com efeito imediato.

“É com profundo pesar e tristeza que sua Excelência Edgar Lungu, Presidente da República da Zâmbia, anunciou à nação e à comunidade internacional o falecimento do nosso querido Pai Fundador, ícone e estadista mundial, sua Excelência Kenneth David Kaunda, Primeiro Presidente da República da Zâmbia.

"Kaunda, que esteve internado no Centro Médico Maina Soko, em Lusaka, faleceu pacificamente esta tarde às 14:20 horas localis", disse Miti.

O Presidente Lungu exprimiu, em nome do Governo e do povo da Zâmbia, e no seu próprio, as suas "mais profundas condolências" à família de Kaunda, acrescentou Miti.

Kaunda, de 97, que foi internado no Centro Médico Militar Maina Soko, em Lusaka, no domingo, morreu quinta-feira por doença.

-0- PANA MM/VAO/BAI/IS/MAR/IZ 18junho2021