Agência Panafricana de Notícias

Zâmbia bate recorde de novos casos de coronavírus em 24 horas

Lusaka, Zâmbia (PANA) - A Zâmbia registou 850 novos casos de coronavírus (covid-19) e cinco óbitos ligados à doença nas últimas 24 no país.

É o número recorde de casos de covid-19 por dia desde o surto da pandemia na Zâmbia, em março de 2020, declarou quarta-feira o ministro da Saúde, Chitalu Chilufya, em conferência de imprensa em Lusaka.

Os novos casos aumentam para 23 mil 495 o total de infeções no país, além de 417 óbitos devidos à doença, segundo o governante.

Chilufya declarou igualmente que, na data de 06 de janeiro corrente, 130 pacientes estão internados em centros de tratamento da covid-19.

O diretor de Doenças Infeciosas  do Ministério da Saúde, Lloyd Mulenga, declarou, durante esta mesma reunião,  que a nova cepa da covid-19 é muito perigosa.

Com a nova cepa, os sintomas manifestam-se dentro de 24 a 48 horas, e os pacientes devem estar sob oxigénio, acrescentou.

O recrudescimento dos casos de covid-19 obrigou o poder judicial a fechar os tribunais da capital Lusaka, às quinta e sexta-feiras.

A mesma medida foi tomada nos distritos de Kitwe e Ndola, no norte, bem como na localidade de Livingstone, no sul e centro de Kabwe, devido ao número crescente de casos.

Numa declaração quarta-feira, Charles Kafunda, escrivão-em-chefe das Operações do Tribunal, afirmou que o fecho destes estabelecimentos às quinta e sexta-feiras, se tornou necessário a fim de facilitar a fumigação das instalações.

"Devido ao aumento do número de casos de covid-19 e, em previsão da abertura das sessões do Alto Tribunal e da maioria dos consultórios de advogados na semana que começa a 11 de janeiro de 2021, tornou-se necessário para o poder judicial tomar medidas preventivas a fim de minimizar a propagação do vírus no setor da justiça”, declarou Kafunda.

O diretor do Instituto Nacional da Saúde Pública da Zâmbia, Victor Mukonka, declarou nesta quarta-feira, que a maioria dos distritos do país assinalaram casos positivos da pandemia, com destaque para Lusaka, a capital do país, o epicentro da patologia.

-0- PANA MM/AR/BAI/IS/SOC/FK/DD  06jan2021