Agência Panafricana de Notícias

Zâmbia aconselha seus cidadãos a evitar África do Sul

Lusaka, Zâmbia (PANA) – O Governo zambiano pediu aos cidadãos nacionais que evitem deslocações à África do Sul, depois de um Zambiano ser agredido à facada na cabeça, durante um ataque aparentemente xenófobo.

O ministro zambiano do Transporte e Comunicação, Mutotwe Kafwaya, revelou que Daniel Lupiya foi atingido na cabeça, quando os residentes de Tembisa, em Joanesburgo, visavam os estabelecimentos comerciais dos estrangeiros para os pilhar.

Os motoristas zambianos presentes no país foram aconselhados a guardar os seus carros em zonas precisas e seguras.

Segundo Kafwaya, em conformidade com o Acordo Bilateral sobre o Transporte Rodoviário que liga os dois países, a Zâmbia iniciou o diálogo com o Governo sul-africano para se certificar de que foram  tomadas medidas de segurança para preservar a vida dos motoristas zambianos que possam no terreno.

Segundo um comunicado publicado segunda-feira pela Embaixada da Zâmbia, em Pretória, Lupiya foi violentamente atacado depois de um grupo de desconhecidos o cumprimentar em língua local, mas que ele não soube responder.

"Ele  foi violentamente apunhalado e deixado para morrer, mas foi rapidamente evacuado para o Hospital Gemiston, onde ele está a ser tratado. O seu estado é julgado estável. O motivo dos seus agressores não foi determinado, mas suspeita-se que ele foi atacado no quadro da violência xenófoba de que são atualmente vítimas os estrangeiros na África do Sul”, explica o comunicado.

"A Embaixada recomenda os Zambianos residentes, na África do Sul, a tomar medidas de precaução suplementares para a sua segurança. As cidades ou zonas de distúrbios devem ser evitadas, mas também as deslocações, exceto em caso de absoluta necessidade”, indicou Naomi, secretária para da Imprensa e Relações Públicas na Embaixada da Zâmbia.

O Presidente zambiano,  Edgar Lungu, anunciou recentemente que ele discutirá com o seu homógo sul-africano, Cyril Ramaphosa, sobre  informações que dão conta de ataques xenófobos, no seu país.

Para o Presidente zambiano, estas informações são preocupantes, devido ao seu caráter sério e alguma coisa deve ser feita.

-0- PANA MM/MA/NFB/JSG/FK/IZ 03set2019