Agência Panafricana de Notícias

Zâmbia acolhe reunião intergovernamental da África Austral

Lusaka, Zâmbia (PANA) - A Zâmbia vai acolher a XX sessão do Comité Intergovernamental dos Peritos para África Austral (ICE) em março, anunciou a Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA).

Esta reunião, que vai decorrer sobre o lema "Fazer dos Recursos Naturais o Motor dum Crescimento Inclusivo e Desenvolvimento Sustentável na África Austral", vai decorrer de 05 e 07 de março na capital turística da Zâmbia, Livingstone.

Cerca de 11 Estados membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA) devem participar nesta reunião, que decorre anualmente para discutir questões relativas ao desenvolvimento socio-económico na região.

A região da África Austral faz parte das que se desenvolvem mais rapidamente, servindo assim de exemplo aos outros países do continente, e quatro dos seus países fazem parte das economias com crescimento mais rápido em África.

Rica em terras aráveis, em recursos florestais diversos, em água doce e em recursos mineiros, esta região apresenta previsões de crescimento de 5,3 porcento em 2014 depois de 4,9 porcento em 2013, 4 porcento em 2012 e 3,5 porcento em 2011.

Segundo a CEA, mais de 50 porcento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados membros da SADC é proveniente da exploração dos recursos naturais, baseada principalmente na agricultura, na exploração mineira e florestal e nas atividades ligadas à fauna.

A reunião do ICE será antecedida da dos peritos sobre o mesmo tema.

Dirigentes de empresas do setor dos recursos naturais, membros das Comunidades Económicas Regionais (CER), do setor privado, altos responsáveis governamentais, de Organizações não Governamentais e de institutos de pesquisa vão discutir um estudo sobre o mesmo assunto e fazer recomendações ao ICE.

O ICE é um órgão estatuário da Assembleia Geral das Nações Unidas para os cinco gabinetes regionais da CEA e o gabinete da África Austral é composto por representantes dos países membros da SADC e do COMESA, bem como por organizações intergovernamentais da região.

-0- PANA MM/SEG/FJG/JSG/IBA/MAR/TON 26jan201
4