Agência Panafricana de Notícias

ZLECA é uma etapa importante para integração africana, diz responsável

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A Zona de Livre-Troca Continental Africana (ZLECA) é uma étapa importante para a integração do continente, segundo a diretora executiva da Coligação para o Diálogo em África (CoDA), Souad Aden-Osman.

"A ZLECA, a nosso ver, é não só ambiciosa, mas é também a mais importante etapa ou o mais importante passo para uma integração económica e social em África”, indicou Souad Aden Osman, em entrevista à PANA.

Ela falava à margem do “Dialógo Estratégico das Associações das Sociedades Africanas de Negócios sobre a Realização da Zona de Livre Comércio Continental”, organizado recentemente pela sua instituição em Addis Abeba.

"É uma iniciativa que vai abranger a vida das pessoas, das mulheres, dos jovens, o empreendedorismo, tudo o que faz um pouco a parte social. Portanto, espera-se muito disto. A tarefa é enorme”, acrescentou.

Ela disse esperar que isto venha a funcionar em sete meses, a respeito da efetividade da ZLECA.

Convidou cada um a desempenhar o seu papel, frisando que ao nível na CoDA (...), tenta-se mobilizar todos os que se possa mobilizar.

"Já ouvimos a sociedade civil, a imprensa e o setor privado. Devemos levar a cabo algumas pesquisas, estudos suplementares rapidamente. Devemos refletir sobre como proteger o comércio das mulheres, como proteger e apoiar o empreendedorismo. É o que fará a diferença e permitirá evoluir”, considerou.

A seu ver, para que todas as preocupações sejam tomadas em conta nos procedimentos inter-governamentais, a CoDA deverá organizar ainda, nos todos próximos dias, um ou dois diálogos antes do arranque da Zleca, anunciou-se.

O Diálogo Estratégico das Associações de Empresas de Negócios foi convocado pela Comissão da União Africana (CUA) e pela Coligação para o Diálogo sobre África, para agrupar organizações de negócios, grandes operadores económcios a fim de lhes permitir comprrenderem melhor objetivos, estruturas políticas setoriais e disposições institucionais da ZLECA, e  apoiarem a sua operacionalização para se explorar plenamente os benefícios da criação dum mercado único no continente.

-0- PANA IT/JSG/SOC/MAR/DD 08dez2019