Agência Panafricana de Notícias

Washington impõe sanções dirigidas contra chefe da Polícia da RDC

Washington, Estados Unidos (PANA) – O Departamento norte-americano do Tesouro impôs, quinta-feira, sanções dirigidas contra Celestin Kanyama, comandante da Polícia Nacional da República Democrática do Congo (RDC), pela sua alegada implicação em atos de violência policial contra civis, nomeadamente, manifestantes pacíficos.

Segundo um comunicado do porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, John Kirby, esta medida tomada contra Kanyama vai traduzir-se num bloqueio dos seus bens sob jurisdição dos Estados Unidos e no impedimento a cidadãos americanos de transacionar com ele.

« Estamos profundamente preocupados com a crise política em curso na RDC. A violência que provocou as sanções contra Kanyama é inaceitável e prejudica a estabilidade e as instituições democráticas do país », indica o comunicado.

Washington exortou todas as partes interessadas na RDC a evitar qualquer violência e a envolver-se num « diálogo inclusivo, credível visando fazer avançar o processo eleitoral em conformidade com a Constituição do país ».

A oposição congolesa, que defende que o Presidente Joseph Kabila é inelegível para as eleições presidenciais de novembro próximo, foi reprimida com brutalidade.

Ela exige a retirada de Kabila após dois mandatos e afirma que este último quer adiar as eleições ou ainda modificar a Constituição a fim de suprimir a limitação dos mandatos.

-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 24junho2016