Agência Panafricana de Notícias

Washington impõe sanções contra Presidente do Parlamento na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O Departamento americano do Tesouro anunciou sexta-feira a imposição de sanções contra o presidente da Câmara de Representantes (Parlamento) da Líbia, Aguila Saleh, acusado de entravar a formação do Governo de Unidade Nacional liderado por Fayez al-Sarraj.

O diretor do gabinete do controlo dos ativos estrangeiros do Departamento do Tesouro americano, John Smith, afirmou que Saleh era « responsável pelo bloqueio dos progressos políticos na Líbia » e que « a decisão de hoje envia uma mensagem clara de que o Governo americano continuará a visar os que mancham a paz, a segurança e a estabilidade na Líbia ».

A medida do Departamento do Tesouro significa que « todos os bens e ativos de Saleh no seio da jurisdição dos Estados Unidos ou sob o controlo dos Americanos foram congelados ».

Um comunicado do departamento do Tesouro americano constata que Saleh « entravou por várias vezes o voto da Câmara sobre o apoio do processo de trransição política na Líbia ».

Esta decisão do Tesouro americano acontece depois duma decisão similar da União Europeia contra Saleh em abril passado.

Aguila Saleh é a segunda personalidade líbia na lista de sanções americanas depois do chefe do Governo de Salvação em Tripoli, Khalifa al-Ghoueil, que foi incluído na lista em abril deste ano.

As sanções entraram em vigor em virtude dum decreto tomado pelo Presidente Barack Obama, a 19 de abril, permitindo medidas punitivas financeiras e de visto contra pessoas morais « ameaçando a paz, a segurança e a estabilidade na Líbia ».

-0- PANA BY/JSG SOC/MAR/IZ 15maio2016