Agência Panafricana de Notícias

Vitória do Uganda qualifica Cabo Verde para fase final do Afrobasket’2021

Praia, Cabo Verde (PANA) - A vitoria do Uganda sobre Marrocos por 77-65, no penúltimo jogo do grupo E de qualificação para o Afrobasket sénior masculino de 2021, disputado quinta-feira, 08 de Julho corrente, em Rabat, ditou a qualificação da seleção cabo-verdiana para a ronda final da edição deste ano desta maior prova africana, apurou a PANA de fonte desportiva.

Com esta vitoria, o Uganda também se classificou para disputar o torneio final do Afrobasket 2021, a decorrer de 24 de agosto a 5 de setembro próximos em Kigali, no Rwanda.

Neste sentido, esta derrota da equipa nacional do Marrocos inviabiliza o jogo marcado para 17 do corrente entre Cabo Verde e o Uganda, na cidade da Praia, no caso de uma vitoria dos Marroquinos sobre o Ugandenses, na partida que marcou o encerramento do Grupo E de qualificação para o Afrobasket 2021.

A realização deste ultimo jogo em Marrocos foi a alternativa encontrada pela FIBA-África para ultrapassar impasses criados durante a fase de qualificação, disputada em fevereiro último na Tunísia, e na qual a seleção do Uganda foi afetada por um surto da covid-19 que o impediu de competir nessa altura.

Em caso de vitória, em casa, da equipa nacional de Marrocos, Cabo Verde, para se classificar para a fase final, teria, obrigatoriamente, de jogar a 17 de julho corrente, na capital cabo-verdiana, e vencer os Ugandeses por uma diferença de mais de três pontos.

Perante este cenário, a seleção cabo-verdiana de basquetebol já tinha iniciado, desde 03 do corrente, um estagio de preparação no pavilhão do Tarrafal de Santiago, prevendo uma eventual receção ao Uganda, partida que, entretanto, não se ve necessário realizar.

Com a combinação de todos os resultados dos jogos, até agora disputados para o Grupo E, o Egito classificou-se em primeiro lugar, o Uganda em segundo e Cabo Verde na terceira posição.

Ao conseguir manter o 3.º lugar no final desta fase de apuramento, Cabo Verde, para além de  alcançar o apuramento para a próxima edição do campeonato africano da modalidade, ganha também a entrada automática para a fase de qualificação do Campeonato do Mundo de 2023 da modalidade, que se realiza nas Filipinas, Indonésia e Japão.

-0- PANA CS/DD 09jullho2021