Agência Panafricana de Notícias

Violência transformou vida de milhares de pessoas no Médio Oriente, diz ONU

Tunis, Tunísia (PANA) - A Secretária-Geral adjunta das Nações Unidas para os Assuntos Humanitários e coordenadora das Ajudas de Emergência, Valèrie Amos, afrimou terça-feira que milhões de pessoas na Líbia, na Palestina, no Iémen, na Síria e no Iraque tiveram suas as vidas completamente transformadas por causa da violência nestes países.

Amos falava durante uma conferência internacional realizada no Palácio dos Congressos, em Aman, na Jordânia, sobre as consultas regionais no Médio Oriente e na África do Norte, preparatórias à cimeira Mundial sobre o Trabalho Humanitário prevista para Istambul, em 2016.

Só na Síria, disse, mais de 200 mil pessoas foram mortas e mais de 11 milhões de outras pessoas abandonaram as suas casas.

No Iraque, dois milhões e 400 mil pessoas fugiram desde janeiro de 2014, enquanto, no Iémen, um terço da população do país precisa de ajuda humanitária urgente, disse, acrescentando que, na Líbia, 400 mil pessoas estão deslocadas no interior.

Enquanto isso, mais de um milhão e 600 mil outras na Palestina ocupada necessitam igualmente de assistência humanitária, depois de décadas de luta e deslocamento, afirmou.

Segundo Amos, as necessidades no domínio humanitário estão a aumentar em todas as partes do mundo, o que levou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, a apelar para a realização da primeira Cimeira Mundial sobre o Trabalho Humanitário.

-0- PANA AD/IN/DIM/IZ 04março2015