Agência Panafricana de Notícias

Vietnam satisfeito com êxitos obtidos pelo Governo angolano

Luanda, Angola (PANA) - Nos últimos três anos, o Governo e povo do Vietname acompanham a situação em Angola e regozijam-se com os êxitos alcançados pelo Executivo e o povo angolanos, sob liderança do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

Esta declaração foi feita à imprensa em Luanda, neste fim de semana, pelo embaixador do Vietnam em Angola, Do Ba Khoa, quando acabava de ser recebido em audiência pelo chefe de Estado angolano.

O diplomata vietnamita disse que este encontro versou sobre aspetos ligados à promoção e incremento das relações de cooperação entre os dois países.

Em fim de missão de três anos na República de Angola, Do Ba Khoa declarou ter, de uma forma geral, abordado com o seu interlocutor várias questões de interesse comum, com realce para medidas aplicadas nos últimos três anos para se promover a cooperação nos domínios da agricultura, saúde e educação.

Acrescentou que, entre os dois países, permanece a valorização dos laços tradicionais de amizade e solidariedade.

Revelou ainda que, entre Angola e o Vietname, o grau de intercâmbio intensificou nos últimos anos com a troca de visitas de delegações de alto nível, fatores que justificam o excelente nível de relações político e diplomático.

Salientou que, com o apoio das autoridades angolanas e certo esforço da sua embaixada, conseguiram disseminar informações sobre o desenvolvimento económico de Angola aos empresários e à comunidade vietnamita que pretendem investir no país.

Segundo Do Ba Khoa, as referidas informações de carácter económico sobre a República de Angola ajudaram a incrementar o interesse por parte dos empresários e investidores do Vietname no mercado angolano em vários sectores.

Acrescentou que a comunidade vietnamita está cada vez melhor integrada na sociedade angolana e conta sempre com o apoio e assistência das autoridades locais a diversos níveis.

"As condições de vida e de trabalho da nossa comunidade aqui estão a ser melhoradas e ela integra-se muito bem e participa na diversificação da economia angolana", concluiu o diplomata que não precisou o número de compatriotas seus residentes em Angola.

-0- PANA DD/DD 26set2015