Agência Panafricana de Notícias

Vice-Presidente do Zimbabwe efetua exames médicos na China

Harare, Zimbabwe (PANA) – O Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, revelou que o seu Vice-Presidente, Constatino Chiwenga, está atualmente na China para exames médicos, devendo regressar brevemente ao país.

Mnangagwa fez esta revelação domingo perante um auditório reunido no quadro do terceiro Serviço Nacional de Ação de Graças organizado, em Bulawayo, a segunda cidade do país.

Chiwenga, que teria sido vítima de um envenenamento, já passou quatro meses num hospital militar chinês, onde sofreu uma intervenção cirúrgica para desbloquear o seu esófago.

A PANA soube junto de algumas fontes que o antigo general do Exército teria deixado o Zimbabwe, a 20 de dezembro corrente, a bordo de um avião privado registado em Dubai, que o teria ante levado à África do Sul e à Índia no quadro dos seus cuidados médicos.

Este anúncio acontece numa altura em que a sua esposa, Marry Mubaiwa, de quem está separado, viu o seu pedido de liberdade provisória adiado para terça-feira pelo Alto Tribunal do Zimbabwe.

Ela acusada de tentativa de assassinato de Chiwenga mas também do crime de branqueamento de dinheiro.

Mubaiwa foi detida a 14 de dezembro de 2019.

-0- PANA TZ/MA/NFB/TBM/MAR/IZ 30dez2019