Agência Panafricana de Notícias

Vice-Presidente do Burundi na reunião de Luanda sobre segurança regional

Bujumbura, Burundi (PANA) – O primeiro Vice-Presidente burundês, Gaston Sindimwo, deixou Bujumbura, domingo, com destino à Luanda, em Angola, para participar numa sétima reunião de alto nível do Mecanismo de Acompanhamento do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Desenvolvimento, na região dos Grandes Lagos africanos, noticia a rádio pública.

A reunião de Luanda versará sobre situações preocupantes na República Democrática do Congo (RDC), na República Centroafricana (RCA), no Sudão do Sul e «um pouco» sobre o Burundi aonde a paz volta progressivamente depois de mais de um ano duma violenta crise política, segundo o Vice-Presidente burundês.

O mecanismo global de acompanhado do acordo-quadro de 2012 envolve dirigentes dos países da região, nomeadamente a RD Congo, a África do Sul, Angola, o Burundi, a RCA, o Congo, o Uganda, o Rwanda, o Sudão do Sul, a Tanzânia e a Zâmbia.

O acordo-quadro foi patrocinado pelas Nações Unidas, pela União Africana (UA), pela Conferência Internacional de Paz para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Um « Plano Marshall » figura num bom lugar neste convénio para favorecer a paz através do desenvolvimento socioeconómico duradouro duma sub-região fragilizada por vários anos de conflitos internos ou transfronteiriços, resultantes da miséria das populações apesar da abundância dos recursos naturais nesta região.

-0- PANA FB/TBM/MAR/DD 24out2016