Agência Panafricana de Notícias

Viagem de missão conjunta FMI/BM pelo Zimbabwe adiada sine die

Harare- Zimbabwe (PANA) -- Uma missão conjunta do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), que se deslocaria ao Zimbabwe esta semana, foi posta em causa segunda-feira, devido à morte sexta-feira passada num acidente de viação da esposa do primeiro-ministro, Susan Tsvangirai.
O primeiro-ministro zimbabweano Morgan Tsvangirai, ferido no mesmo sinistro ocorrido no subúrbio de Harare, foi evacuado no fim-de- semana para o Botswana para cuidados médicos intensos e repouso médico.
O FMI e o Banco Mundial deveriam enviar uma missão ao Zimbabwe esta semana para manter encontros com altos responsáveis do Governo local, particularmente Morgan Tsvangirai, primeiro-ministro, após a formação, em Fevereiro último, dum Governo de Coligação a que se junto o chefe deste executivo, um opositor de longa data.
É o primeiro contacto do Zimbabwe com as duas instituições financeiras mundiais, depois de elas ter suspenso a sua ajuda a este país da África Austral, há vários anos, por violações dos direitos humanos.
A missão conjunta deveria estabelecer a direcção económica do Zimbabwe bem como avaliar as necesssidades financeiras do Governo de Coligação recentemente formado.
As autoridades zimbabweanas estimaram que as reuniões não teriam provavelmente lugar como previsto, visto que Tsvangirai está convalescente e sob o choque do passamento físico da sua esposa, cuja inumação está prevista para quarta-feira próxima.