Agência Panafricana de Notícias

VI edição dos Jogos da Francofonia abre no Líbano

Beirute- Líbano (PANA) -- A VI edição dos Jogos da Francofonia iniciou-se domingo em Beirute, no Líbano, na presença do Presidente libanês Michel Sleimane, do secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf, bem como de várias outras personalidades africanas e do estrangeiro, constatou a PANA no local.
As delegações de cerca de 48 países e Governos presentes nesta edição fizeram separadamente a sua entrada, exibindo as suas cores nacionais, na cidade desportiva de Camille Chamoun de Beirute, sob os aplausos intensos de mais de 35 mil espectadores.
Falando durante a cerimónia de abertura, Diouf disse que a organização dos Jogos no Líbano, país confrontado periodicamente com a violência armada, "é uma mensagem de esperança dada pelo mundo francófono".
"O Líbano e o seu povo estão felizes por acolher estes jogos que testemunham os valores da diversidade e da tolerância defendidos pela Francofonia", respondeu o chefe de Estado libanês.
Cerca de três mil desportistas participam nas sete competições desportivas previstas no quadro da VI edição dos Jogos que têm por tema central "Diversidade, Solidariedade e Excelência".
Estão iguamente previstas actividades culturais como canto, escultura, fotografia e contos literários.