Agência Panafricana de Notícias

Veredito sobre jornalista camaronês Ahmed Abba esperado em 21 de dezembro

Yaoundé, Camarões (PANA) – O veredito do julgamento em recurso do correspondente em língua Haoussa da Radio France Internationle (RFI) nos Camarões, Ahmed Abba, julgado por não denúncia e branqueamento de produtos de atos de terrorismo, será conhecido a 21 de dezembro próximo, soube a PANA de fonte judicial quinta-feira, em Yaoundé.

Trata-se de um recurso interposto pelo ex-bastonário Charles Tchoungang, advogado do jornalista, que sempre defendeu a absolvição do seu constituinte por "falta de provas" da implicação deste último nos atos terroristas que lhes são imputados pelo Governo.

Em abril último, Ahmed Abba foi absolvido em primeira instância da acusação de apologia de atos de terrorismo, mas condenado a 10 anos de prisão efetiva e multa de 55 milhões de francos CFA (98 mil 759 dólares americanos) por não denúncia e branqueamento de proventos de atos de terrorismo.

Lembre-se que o jornalista Ahmed Abba foi detido em julho de 2015, em Maroua (norte), antes de ser conduzido para a Cadeia Central de Yaoundé, onde está preso desde então.

O correspondente em língua Haoussa da RDI, apesar de encarcerado, foi recompensado pelo Comité de Proteção dos Jonalistas (CPJ), no início de novembro corrente.

-0- PANA EB/JSG/FK/IZ 17nov2017