Agência Panafricana de Notícias

Vendedores de tabaco instados a respeitar medidas preventivas contra tabagismo no Benin

Cotonou, Benin (PANA) – Os distribuidores de cigarros e de produtos derivados têm até setembro próximo para respeitar as medidas preventivas tomadas pelo Governo do Benin para lutar contra o tabagismo, indica um comunicado do Ministério da Saúde.

«Qualquer embalagem, invólucro ou maços de cigarros e outros produtos de tabaco deverá conter o aviso sanitário «o tabaco prejudica gravemente a saúde» em pelo menos 30 porcento da superfície total de cada uma das duas faces principais a partir de setembro próximo», precisa a fonte.

Esta menção será impressa em letras indeléveis e perfeitamente legível num espaço que possa cobrir 50 porcento ou mais faces principais da embalagem e é proibido a todo fabricante, importador, fornecedor, distribuidor ou vendedor de cigarros e outros conexos realizar publicidade com a representação dum jovem ou duma celebridade.

Qualquer inserção publicitária de cigarros e de outros podutos anexos é igualmente proibida numa revista nacional, em quadros publicitários, na televisão e na rádio.

Além dessas medidas, a ministra beninense da Saúde, Dorothée Kindé Gazard, advoga a emenda, pela Assembleia Nacional, das falhas da lei anti-tabaco promulgada em agosto de 2006 com vista a tornar eficaz a luta contra o tabagismo.

As estatísticas oficiais revelam que, no Benin, o tabagismo afeta 16 porcento dos adultos , 25,2 porcento dos homens e 6,7 porcento das mulheres.

Na camada juvenil, ele concerne a 5,3 porcento dos adolescentes dos colégios públicos, a 6,6 porcento dos rapazes e a 2,5 porcento das raparigas.

-0- PANA IT/DIM/DD 10agosto2011