Bamako, Mali (PANA) - Vários oficiais malianos estão detidos desde quinta-feira última no Mali, por "tentativa de de desestabilização das instituições do Estado, anunciou na Televisão Nacional o ministro maliano da Segurança, o genegal Daoud Mohammedoum.
Entre os detidos estão um antigo governador da província de Mopti, o general Abbas Dembélé, um brigadeiro, Niéma Sagara, bem como um cidadão francês, saído dos serviços de informação, acrescentou o general Daoud.
Nos últimos dias, rumores persistentes postos a circular pela imprensa estrangeira e pelas redes sociais apontam para uma tentativa de golpe de Estado no Mali, até agora não confirmado pelas autoridades malianas.
O Mali está atualmente num período de transição política após dois golpes militares em 2020, contra o então Presidente democraticamente eleito, Ibrahima Boubacar Keita, protagonizado pelo general Bah Ndaw, e em 2021, contra este último pelo general Assimi Goita.
O governo de transição, liderado por militares, prometeu restaurar no país a ordem constitucional, mas o processo tem sido marcado por desafios e atrasos.
-0- PANA GT/JSG/DD 15agosto2025