Agência Panafricana de Notícias

Várias províncias do Burkina Faso em Estado de emergência

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Treze províncias do 13 províncias do Burkina Faso, vulneráveis a ataques terroristas desde 2015, estão em Estado emergência desde segunda-feira última, anunciou o porta-voz do Governo, Remis Fulgance Dandjinou.

O Estado de emergência foi decretado em várias localidades da região do Sahel, do norte, do leste, das Altas-Bacias, de Cascades, do Centro-Leste e do Gancho de Mouhoun. Um decreto presidencial virá precisar as localidades arangidas por esta medida, acrescentou Dandjino no termo dum Conselho extraordinário de Ministros. .

Desde 2015, a situação nacional do Burkina Faso é marcada pela insegurança, com ataques terroristas em várias localidades que provocaram o deslocamento de vários milhares de pessoas e o encerramento de mais de 600 escolas nas províncias afetadas, segundo cifras oficiais.

Dez gendarmes burkinabes morreram, quinta-feira última, numa emboscada montada na localidade de Toeni, na província de Sourou, no noroeste do Burkina Faso, refere-se.

-0- PANA NDT/IS/SOC/FK/DD 3jan2019