Agência Panafricana de Notícias

Várias casas destruídas por violenta tempestade no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) - Cerca de 20 pessoas foram gravemente feridas e perto de 15 casas destruídas no nordeste do Rwanda durante estes dois últimos dias pelos ventos violentos que sopram nesta região do país, informaram terça-feira vários fontes seguras.

Segundo as fontes, várias localidades isoladas em todo o país, nomeadamente no Nordeste e no Oeste, estão fortemente ameaçadas por uma violenta tempestade que já fez vários danos humanos e materiais.

O Ministério encarregado das catástrofes naturais e dos refugiados indicou que o Rwanda já registou pelo menos cerca de 60 mortos em diferentes tipos de catástrofes entre os meses de janeiro e setembro deste ano.

Durante o mesmo período, pelo menos mil e 920 casas foram destruídas, enquanto dois mil e 387 hectares de plantações de arroz, de feijão, de milho, batata e de bananas foram inteiramente destruídas após as intempéries, indicou o Ministério.

Os peritos consideram que a quase totalidade da região oeste do Rwanda, constituída em grande parte por uma cadeia montanhosa conhecida sob o nome de "Creta Congo Nilo", está situada numa zona de alto risco de catástrofes naturais como terramotos, tempestades violentas e deslizamentos de terra.

-0- PANA TWA/JSG/MAR/TON 9out2012