Agência Panafricana de Notícias

Vala comum de 150 corpos descoberta em Ben Jawad na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Uma nova vala comum contendo 150 corpos foi descoberta em Ben Jawad, a cerca de 600 quilómetros no leste de Tripoli, anunciou um membro da Associação Líbia dos Desaparecimentos, Maher Warfelli.

« São Thowars (revolucionários) e mártires da revolução de 17 de fevereiro originários da região oriental da Líbia mortos em março de 2011 pelas brigadas do coronel Kadafi que foram enterrados nesta vala comum », precisou Warfelli, citado pelo jornal « Qurayna Al-Jadid » divulgado em Benghazi.

Ele indicou que é a primeira descoberta duma vala comum efetuada na região.

Warfelli sublinhou que a sua Associação conseguiu obter fotos de todos os mártires enterrados neste cemitério bem como amostras do seu ADN.

« Estes dados foram obtidos através dum médico de Tripoli que tinha sido levado pelas brigadas de Kadafi durante o enterro dos corpos », disse, afirmando que o médico tinha fotografado as vítimas e tomado amostras de ADN.

A Associação Líbia dos Desaparecimento pretende atualmente coordenar com o Ministério dos Mártires, Prisioneiros e Desaparecidos e tomar amostras de ADN proveniente de parentes das pessoas desaparecidas na região oriental para a sua identificação.

-0- PANA BY/TBM/MAR/IZ 28novembro2011