Agência Panafricana de Notícias

Vacina anticoronavírus é segura, diz Presidente ganense

Accra, Gana (PANA) - O Presidente do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, garantiu  aos seus compatriotas a segurança das vacinas anticoronavírus (covid-19), enquanto o país inicia terça-feira o seu programa de vacinação.

« A vacina não modifica o DNA, não implanta um chip rastreador no corpo, nem provoca a infertilidade para os homens ou as mulheres”, declarou o líder ganense, domingo à noite, por ocasião do seu 24º discurso desde a deteção do primeiro caso da covid-19 no Gana, em março de 2020.

Ele exortou os grupos religiosos, a sociedade civil, a imprensa e todos os Ganenses a apoiar a campanha de sensibilização do público associada à operação. 

O Presidente ganense afirmou que antes do lançamento do  programa de vacinação, ele, o Vice-Presidente e esposas seriam vacinadas publicamente, o que veio a acontecer nesta segunda-feira.

O Gana representa o primeiro país a receber, na semana passada, as vacinas no quadro da iniciativa COVAX, nomeadamente 600 mil doses de vacinas do laboratório AstraZeneca.

A Food and Drugs Authority (FDA) deu até agora o aval às duas vacinas que serão utilizadas pelo Gana para imunizar 20 milhões de pessoas em 30 milhões de habitantes.

O Presidente Akufo-Addo indicou que, no quadro do Plano Nacional de Desenvolvimento da Vacina, a população foi dividida em quatro grupos, sendo os dois primeiros das pessoas de risco e os responsáveis públicos em primeira linha; o terceiro dos prestadores de serviços essenciais; e o quarto da população geral incluindo, qualquer pessoa de mais de 18 anos de idade,  com exceção para as mulheres grávidas.

O chefe de Estado ganense sublinhou que a abertura desta campanha de vacinação não significa que a população deve abrandar e  abandonar as medidas sanitárias adotadas.

O Gana contabiliza atualmente cinco mil 444 casos ativos, após a recuperação de 77 mil 972  dos 84 mil e 23 pacientes afetados pela pandemia, enquanto 607 doentes morrreram do vírus e 24 outros estão num estado grave.

-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 01março2021