Agência Panafricana de Notícias

Uso de máscara obrigatório em locais públicos nas Maurícias

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) – O uso de máscara e o respeito da distância física de pelo menos um metro passam, a partir deste 18 de maio de 2020, a ser obrigatórios, nas Maurícias, soube-se de fonte oficial, em Port-Louis.

No caso de desrespeito destas medidas, o contraveniente arrisca-se a uma multa que vai até 50 mil rupias (cerca de mil e 250 dólares americanos) e uma pena de prisão de dois anos.

Estas disposições, tomadas pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar, foram divulgadas domingo no jornal oficial e visam conter a propagação do novo coronavírus na ilha.

Intituladas "Prevenção contra o Ressurgimento e a Propagação da Doença Epidémica (Covid-19)”, estas medidas exigem o uso de uma máscara protetora que cobre a boca e o nariz para qualquer pessoa em todos os locais fora do seu lugar de residência.

As crianças em idade de cinco anos de idade ou mais devem igualmente usar uma máscara protetora, mas uma pessoa que viaja sozinha numa viatura privada ou o motorista de um veículo privado acompanhado por um outro passageiro que com ele vive não estão sujeitos à medida.

As novas medidas exigem igualmente de todos que mantenham uma distância social e física de “pelo menos um metro”, a todo o momento.

Segundo o jornal oficial (Gazette), todo o mundo deve, no trabalho ou em qualquer outro local, "desinfetar as mãos regularmente com uma solução hidroalcoólica”.

Neste contexto, os empregadores terão a obrigação legal de velar pela limpeza do local de trabalho e de o desinfetar e fornecer aos seus empregados sabão, gel hidroalcoólico e guardanapos de papel.

-0- PANA NA/AR/NFB/BEH/MAR/IZ 18maio2020