Agência Panafricana de Notícias

União Europeia saúda proposta de mediação da União Africana no Gabão

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) saudou, sexta-feira, a proposta de mediação feita pela União Africana (UA) para resolver a crise pós-eleitoral registada no Gabão após a proclamação dos resultados das eleições presidenciais de 27 de agosto de 2016.

Para a UE, a crescente mobilização internacional é encorajadora, e a disponibilidade do presidente em exercício da UA, Idris Deby Itno, de deslocar-se a Libreville com outros chefes de Estado africanos testemunha esta mesma determinação de assistir as partes gabonesas « na busca duma solução pacífica para a crise », sublinha a UE num comunicado de imprensa.

Além disso, a UE insiste na necessidade duma continuação dos esforços de pacificação, que devem passar, nomeadamente, pelo restabelecimento dos meios de comunicação e por um tratamento equitativo das centenas de pessoas ainda detidas, « fonte de grande preocupação ».

Jean Ping, principal chefe da oposição, depositou, quinta-feira, um recurso junto do Tribunal Constitucional, para a recontagem dos votos para separar os dois protagonistas.

A União Europeia já exprimiu dúvidas sobre os resultados proclamados pela Comissão Eleitoral Nacional Independente e Permanente (CENAP) que dão vitória ao Presidente cessante, Ali Bongo, com 49,80 porcento dos votos contra 48,23 porcento de Jean Ping.

-0- PANA AK/IS/FK/IZ 9set2016