Agência Panafricana de Notícias

União Europeia reitera apoio à Gâmbia

Banjul, Gâmbia (PANA) - O embaixador da União Europeia (UE) na Gâmbia, Atila Lajos, garantiu ao Presidente Adama Barrow que o seu governo pode contar com o apoio da UE, enquanto este país da África Ocidental continuar na via da democracia e da transição.

O embaixador Lajos esteve no Palácio Presidencial de Banjul, segunda-feira, num encontro que ele descreveu como "uma reunião muito construtiva e amigável com o Presidente Barrow".

A UE tem sido uma forte apoiante da transição gambiana e fez e cumpriu várias promessas que foram discutidas durante a audiência.

De acordo com um comunicado chegado segunda-feira à PANA, em Banjul, o embaixador Lajos afirmou não ter dúvidas de que a Gâmbia continua empenhada na democracia e no processo de transição.

O encontro permitiu que os dois líderes analisassem os processos e realizações da Gâmbia, nos últimos dois anos, como parte do processo de transição.

Outras questões de interesse nacional na agenda da parceria UE-Gâmbia foram igualmente discutadas.

"A Gâmbia tinha enveredado por um caminho de que não sabíamos como seria. Acredito que os sucessos alcançados em áreas como a Comissão Verdade e Reconciliação do país que deve facilitar a reconciliação nacional, a Comissão de revisão Constitucional e do estabelecimento de uma Comissão nacional de direitos humanos são uma boa ilustração das realizações que deixam o governo e o país orgulhosos",  disse Lajos à imprensa da State House.

Também discutiram questões relacionadas com a situação fiscal global do país, a disciplina fiscal, a dívida do país e os problemas de futuros estrangulamentos no desenvolvimento nacional.

Estas discussões também incluem o que pode ser feito individual e conjuntamente.

"Discutimos em detalhe os processos de reforma em curso no país, particularmente no setor da segurança. Discutimos outros domínios de importância para ambas as partes, como a migração relacionada com o facto de a Gâmbia precisar que todos os seus rapazes e meninas construam este país", acrescentou, notando que se trata de áreas de interesse nacional e duma grande importância para o país e para a União Europeia

-0- PANA MSS/VAO/ASA/IS/DIM/IZ 27ago2019