Agência Panafricana de Notícias

União Europeia quer trabalho coletivo para controlo de migração clandestina

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) insiste na necessidade dum trabalho coletivo para tratar dos diferentes aspetos da questão da migração, nomeadamente quanto à assinatura de acordos com os países da África do Norte, declarou quarta-feira o primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat, citado pela imprensa italiana.

Muscat, cujo país lidera a sessão atual da União Europeia, precisou durante uma conferência de imprensa que um acordo com a Líbia é uma coisa "difícil e muito complicada", acrescentando que alcançar um acordo com a Líbia é da responsabilidade europeia.

"Estamos ao corrente dos últimos procedimentos italianos, mas desejamos um progresso europeu", disse.

Malta propõe, segundo o seu primeiro-ministro, trabalho conjunto com os países do sul do Mediterrâneo para a assinatura de acordos sobre o controlo da migração clandestina, a abertura de corredores humanitários a favor dos beneficiários e a proteção internacional no solo dos países da União.

A Comissão Europeia, que negocia geralmente em nome da União com os países vizinhos, considera que os acordos assinados com os países da África do Norte não podem ser uma cópia do acordo original assinado com a Turquia, porque cada país tem as suas especificidades que é preciso tomar em consideração.

-0- PANA AD/IN/BEH/SOC/MAR/IZ 18janeiro2017