Agência Panafricana de Notícias

União Europeia quer suspender cooperação com Burundi

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) decidiu abrir consultas com o Burundi no quadro do artigo 96 do Acordo de Cotonou em virtude do qual ela pode suspender parcial ou totalmente a cooperação com um país do grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP) por violação dos princípios democráticos.

A decisão foi tomada segunda-feira em Luxemburgo, no termo de uma reunião do Conselho dos Ministros europeus dos Negócios Estrangeiros.

As duas partes vão decidir a data da realização destas consultas em Bruxelas, no termo das quais, a UE enunciará as sanções contra o Burundi.

Lembre-se que, devido a violências nestes países, a União Europeia anulou o envio duma missão de observação eleitoral para supervisionar as eleições legislativas e presidenciais.

A Bélgica já decidiu suspender a ajuda financeira que ela concedia à Polícia burundesa, acusada de ter assassinado vários opositores e defensores dos direitos humanos.

Apenas as ajudas destinadas à saúde e à educação serão preservadas, pois a cooperação está suspensa em todos os outros setores.

-0- PANA AK/JSG/FK/IZ 27out2015