Agência Panafricana de Notícias

União Europeia pronta para ajudar Tunísia no combate ao terrorismo e migração ilegal

Túnis, Tunísia (PANA) - A União Europeia (UE) está pronta para apoiar a Tunísia na luta contra o terrorismo e a migração clandestina, declarou terça-feira em Túnis última o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Tusk fez esta declaração na capital tunisina onde se encontra para uma visita "inscrita no quadro da busca de vias e meios para reforçar a parceria entre a UE e a Tunísia", nomeadamente nos domínios político, económico e de segurança.

Acrescentou que a sua estada permitirá fazer uma reflexão comum sobre meios suscetíveis de garantir, de maneira mais eficaz, a estabilidade na Tunísia e na região.

Saudou a solidariedade de que deram prova os Tunisinos ao participarem maciçamente na marcha de domingo último contra o terrorismo, sublinhando que os terroristas pretendiam, com o recente ataque contra o Museu de Bardo, em Túnis, destruir a história e o futuro promissores da Tunísia.

"Mas eles não vão impedir turistas de visitarem a Tunísia para aproveitar vantagens deste país, conhecendo o seu povo que conseguiu fazer face ao terrorismo e concluir a sua transição democrática", disse.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/MAR/DD 1abril2015