Agência Panafricana de Notícias

União Europeia proíbe importação de sementes do Egito para lutar contra E. Coli

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) decidiu proibir provisoriamente a importação do Egito e a venda de sementes que seriam responsáveis pela epidemia de E.Coli (Escherichia Coli), que causou a morte de 48 pessoas na Alemanha e de uma pessoa na Suécia num total de quatro mil 178 casos registados na Europa, soube-se fonte oficial.

Num comunicado divulgado esta quarta-feira em Bruxelas, a União Europeia anuncia que as investigações realizadas pela Agência Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) permitiram estabelecer que as sementes implicadas na contaminação foram importadas do Egito entre 2009 e 2010.

A partir do Egito, as sementes chegaram aos Países Baixos antes de ser reenviadas para a Alemanha, a Inglaterra e França.

A proibição será levantada com base em garantias que o Egito fornecerá, bem como em resultados efetuados nos laboratórios e no controlo realizado pelos Estados-membros, precisa o comunicado.

Segundo o relatório da EFSA, no total 49 mil toneladas de sementes contaminadas foram importadas na Europa num valor de 56 milhões de euros.

-0- PANA AK/JSG/FK/TON 6julho2011