Agência Panafricana de Notícias

União Europeia preocupada com situação na Somália

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados-membros da União Europeia (UE), reunidos segunda-feira em Bruxelas, exprimiram a sua preocupação sobre a evolução da situação na Somália e as suas implicações na região, especialmente no Quénia, onde ataques foram perpetrados por grupos armados provenientes da Somália.

Durante uma conferência de imprensa no termo da reunião ministerial, Catherine Ahston, alta representante da diplomacia europeia, declarou que a UE vai esforçar-se por atenuar as consequências da degradação da situação humanitária, restabelecer a segurança e contribuir para a paz, o desenvolvimento e a reconciliação no interior da Somália.

Para o efeito, ela convida o Governo Federal de Transição (GFT) sediado em Mogadíscio a cooperar com as regiões de Puntlândia, Galmudug e Somalilândia, nomeadamente para lutar contra a pirataria marítima ao largo das costas somalís.

Catherine Ashton indicou que os ministros examinaram a forma de aumentar os meios da missão ATALANTE, a operação marítima europeia que visa proteger, no Oceano Índico, os navios do Programa Alimentar Mundial (PAM), transportando víveres e outros socorros para as populações deslocadas de Somália.

Para além disso, Ashton reafirmou a determinação da UA em continuar a apoiar politica e financeiramente a AMISOM, a missão militar da União Africana na Somália.

-0- PANA AK/TBM/SOC/MAR/IZ 14nov2011