Agência Panafricana de Notícias

União Europeia mobiliza-se para financiar eleições em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A União Europeia (UE) iniciou esta quarta-feira uma serie de contactos com diferentes parceiros bilaterais e multilaterais no país para angariar fundos a fim de custear as eleições autárquicas e legislativas, soube-se quinta-feira de fonte oficial na capital santomense.

A informação foi prestada pela embaixadora da UE em São Tomé e Príncipe, a Portuguesa Cristina Barreiro Martins, no final de um encontro de duas horas com o primeiro-ministro santomense, Gabriel Costa.

Disse à imprensa que o motivo da sua deslocação visa essencialmente angariar apoios financeiros para as eleições previstas para este ano.

“Neste momento estamos a analisar de que maneira podemos apoiar São Tomé e Príncipe, esta é uma das razões da minha vinda cá. Irei encontrar-me com a embaixadora de Portugal, como o PUND (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), para ver de que forma podemos ajudar”, afirmou a diplomata sem especificar o valor.

No entanto, a 6 maio passado, Victor Correia, presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), em conferencia de imprensa, anunciou que estavam criadas as condições para a realização das duas eleições, e que, para isso, se precisava de cerca de um milhão de dólares.

Por outro lado, a diplomata, sem precisar a data, anunciou que a UE irá financiar um projeto de apoio às fileiras agrícolas de exportação e de água e saneamento, a pedido do Governo de Gabriel Costa.

A sua execução poderá acontecer antes do final do ano de 2014, prevê Cristina Martins, elogiando a aplicação correta dos fundos da UE no arquipélago santomense.

-0- PANA RMG/DD 19junho2014