Agência Panafricana de Notícias

União Europeia insta protagonistas líbios a participarem em diálogo de Genebra

Tripoli, Líbia (PANA) - A alta representante para a Política dos Negócios Estrangeiros e Segurança da União Europeia (UE), Frederica Moghereni, exortou os protagonistas da crise na Líbia a participarem na reunião de Genebra (Suíça) iniciada quarta-feira para resolver o conflito no seu país, noticiou a imprensa líbia.

O diálogo seria oficialmente lançado quarta-feira, sob o patrocínio do representante do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Bernardino Leon, indicou Moghereni, precisando que algumas partes líbias já anunciaram a sua participação até agora.

Intervindo terça-feira diante do Parlamento Europeu, Moghereni afirmou que a reunião de Genebra representa a última oportunidade que os Líbios devem aproveitar se desejarem evitar ao seu país mergulhar no caos.

"Encorajo os que declararam a sua participação no diálogo a continuarem com constância e convido as outras partes a juntarem-se a elas sem hesitação", disse.

Acrescentou que "nenhuma parte pode perder esta oportunidade e não creio que o diálogo que possa dar uma solução à crise líbia seja possível depois desta ocasião".

"Apoiamos o diálogo, mas só aos Líbios cabe esta decisão", acrescentou a responsável europeia, sublinhando a necessidade duma coordenação entre as Nações Unidas e a Líga Árabe.

Anunciou ter decidido transferir novamente o dossiê líbio segunda-feira para as próximas reuniões dos ministros dos Negócios Estrangeios europeus em Bruxelas.

"Se o diálogo de Genebra que representa a última oportunidade for bem sucedido, a União Europeia encorajará os Líbos, mas estamos prontos para o pior", acrescentou Moghereni.

"No caso de fiasco do diálogo de Genebra, a UE vai encontrar meios de pressão e de aplicação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU sublinhando a necessidade de envolver todas as partes regionais na resolução da crise, nomeadamente o Egito, a Argélia, a Turquia e o Qatar", indica-se.

O Parlamento Europeu deve votar quinta-feira próxima uma moção sobre a Líbia, enquanto a maioria dos deputados europeus declararam explicitamente o seu apoio à Câmara dos Representantes (Parlamento) eleitos na Líbia, reconhecido pelo Parlamento Europeu como único representante do povo líbio.

Apelou aos Líbios para fazer tudo o que é possível com vista a evitar à líbia mergulhar-se no caos.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 14jan2015