Agência Panafricana de Notícias

União Europeia envia missão de observação eleitoral à Tunísia

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) decidiu enviar uma missão de 130 observadores eleitorais à Tunisia para supervisionar as eleições da Assembleia Constitutiva previstas para 23 de outubro próximo, segundo um comunicado enviado esta sexta-feira à PANA.

A missão que se deslocará à Tunísia a convite das autoridades tunisinas estará encarregada de analisar os preparativos pré-eleitorais, a campanha eleitoral, o escrutínio, a contagem dos boletins de voto e a publicação dos resultados, precisa o comunicado.

Este primeiro grupo de 130 observadores será reforçado por uma delegação de 15 membros do Parlamento Europeu que se deslocará à Tunísia durante as operações de votação, acrescenta o comunicado.

Segundo fonte policial em Bruxelas, uma luta violenta eclodiu esta quinta-feira entre Tunisinos no Consulado da Tunísia na capital belga durante a operação de designação dos membros da assembleia de voto no estrangeiro.

A luta, que fez vários feridos, segundo a Polícia, opôs opositores e antigos membros do ex-partido no poder, o RCD.

Pelo menos cinco mil Tunisinos estão instalados na Bélgica e no Luxemburgo e deverão votar para a Assembleia Constitutiva da nova Tunísia.

-0- PANA AK/JSG/FK/TON 23set2011