Agência Panafricana de Notícias

União Europeia e parceiros financiam água e saneamento na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A União Europeia (UE) e diversos parceiros concederam à Mauritânia um financiamento global de seis milhões de euros para a realização de dois projetos ligados à “facilidade água e saneamento” prevista no quadro do 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), anunciou domingo a delegação da UE em Nouakchott.

Estes projetos lançados oficialmente domingo vão cobrir 14 distritos nas quatro regiões situadas no sul da Mauritânia ((Trarza, Brakna, Gorgol e Guidimakha) e são financiados em 75 porcento pela Uniao Europeia, precisa esta organização comunitária num comunicado.

A nota explica que os restantes 25 porcento são financiado por outros doadores como a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a Agência para a Promoção do Acesso Universal aos Serviços (APAUS), os distritos abrangidos, o Fundo de Cooperação Descentralizado e por fundos privados.

Estes projetos beneficiarão 62 mil habitantes pela criação da extensão de redes de água potável, sua gestão, construção de latrinas escolares e públicas e promoção do saneaemento individual.

A facilidade água e saneamento previstra no quadro do 10º FED visa ajudar os países africanos a atingir em 2015 os Objetivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM) neste domínio.

-0- PANA SAS/TBM/MAR/IZ 17out2011